Dra. Cláudia Marques

Dra. Cláudia Marques

Fundadora da Fit2Eat / Freelance Dietitian
Nutricionista internacional. Apaixonada por Pilates, Foodie e Blogger.

Cláudia Marques é membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas e também está registada no Health and Care Professions Council no Reino Unido, onde exerceu durante seis anos.

Com anos de experiência internacional no desenvolvimento, implementação e coordenação de estratégias de Promoção de Saúde e Tratamento de Doença em indivíduos e comunidades, Cláudia Marques combina expertise na área de cuidados de saúde com experiência em consultoria.

Cláudia Marques é licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e tem formação complementar internacional nas áreas de:

  • Doenças funcionais do intestino - The Low FODMAP Diet for Functional Gastro intestinal Disorders, King's College London;
  • Nutrição no Desporto;
  • Alimentação Infantil;
  • Alergias Alimentares;
  • Alimentação no VIH e SIDA;
  • Alimentação na Diabetes;
  • Nutrição Entérica;
  • Manutenção de Peso;
  • Rotulagem Alimentar;
  • Regulamento Alimentar: Alergénios Alimentares;
  • Análise de Receitas e Ementas;
  • Atividade Física para Saúde;
  • Métodos Educacionais em Profissões de Saúde;
  • Gestão e Administração.

Credenciais

  • Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas - cédula nº 1262N;
  • Membro da Associação Portuguesa de Dietistas;
  • Membro da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica;
  • Registada no Health and Care Professions Council, Reino Unido;
  • Membro da British Dietetic Association (BDA).

As a healthcare professional with experience in implementing evidence-based strategies for HEALTH PROMOTION to individuals and communities, Claudia is able to communicate and translate complex nutritional information into an understandable form in 3 different languages (English, Spanish and Portuguese).

Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Mudou-se para Londres, Reino Unido, onde viveu e exerceu de 2010 a 2016.

Com processos de registo profissional em curso, Cláudia aproveitou para começar a visualizar o que viria a ser a sua primeira empresa de consultadoria, ganhava experiência na competitiva Indústria Alimentar no Reino Unido e melhorava as suas competências na área da nutrição.

Tornou-se membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas (legalmente apta a exercer a profissão de Dietista em Portugal, após a nova legislação).

Registo aceite no Health and Care Professions Council, tornando-se Registered Dietitian (legalmente apta a exercer a profissão de Dietista no Reino Unido).

Criou a sua empresa de consultadoria de nutrição Learn2Eat (Learn 2 Eat) em Londres, desenvolvendo competências na área clínica, comunitária e de restauração colectiva.

Trabalhou em projectos de nutrição em parceria com empresas de alto perfil público, como a Apple e Diabetes UK, escreveu e publicou artigos e conteúdo nutricional para órgãos sociais e revistas de relevância profissional inglesas, como a CN Magazine e watchfit.com.

Completou o curso Business and Administration pelo City of Sunderland College, Reino Unido, ganhando competências na área da gestão e administração.

Completou o curso Working in the Health Sector pelo Havering College, Reino Unido, ganhando competências específicas para trabalhadores do sector da Saúde.

Desempenhou o cargo de Nutrition Project Coordinator em nudgenutrition, uma empresa de consultadoria em Londres/ Bath, período no qual coordenou a implementação do regulamento europeu (1169/2011 EC) sobre a provisão de informação nutricional e de alergénios alimentares na empresa internacional de restauração colectiva, ELIOR UK.

Desempenhou o cargo de Specialist Weight Management Dietitian em Mytime Active, Londres, onde se especializou em prevenção e tratamento de obesidade infantil e manutenção de peso em adultos, incluindo tratamento de obesidade pós-parto.

Durante este período, Cláudia foi eleita Practice Supervisor, supervisionando a prática profissional de colegas dietistas e nutricionistas, de acordo com BDA Practice Supervision Guidelines e desenvolvendo e ensinando módulos de formação para outros profissionais de saúde (workforce training).

Completou o curso de especialização nutricional The Low FODMAP Diet for Functional Gastrointestinal Disorders pelo King’s College London, tornando-se oficialmente certificada no ensino deste tipo específico de dieta para melhoria de sintomas gastrointestinais.

Terminou o Specialist Diploma in Mat Pilates (REPs L3), especializando-se em Pilates pré e pós-parto e condições ortopédicas comuns, como osteoporose, amputações, dores de costas, etc.

Relocalizou-se para Portugal, criando a sua nova empresa de consultadoria Fit2Eat, abrangendo não só nutrição, mas também actividade física através de Pilates.

Tornou-se Conselheira em Aleitamento Materno certificada pela OMS / UNICEF.

JSN Medis template designed by JoomlaShine.com