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Sofre de stress?

 O stress afeta milhões de pessoas no mundo e é uma das principais causas de absentismo laboral.

 

Stress - o que é?

Existem diversas definições de stress, mas geralmente as pessoas associam stress ao sentimento de estar sob excessiva pressão mental ou emocional. 

 

O stress é bom ou mau?

Tudo depende da forma como cada pessoa lida com o stress.

Um pouco de stress pode ser positivo. Por exemplo, pode aumentar a concentração e estado de alerta e motivá-lo a terminar uma tarefa.

Mas o stress também pode ter efeitos negativos. Dificuldade em lidar com o stress – coping – pode levar ao desenvolvimento de hábitos menos saudáveis como comer, beber álcool ou fumar para conforto emocional. Estes hábitos, pode sua vez, podem resultar no aumento do risco de determinadas doenças, como as doenças cardiovasculares (DCV).

 

Sinais de alerta de stress negativo: (atenção – lista não exaustiva) 

  • Ansiedade;
  • Preocupação excessiva;
  • Alterações no humor: Irritabilidade, agressividade, medo e/ou tristeza;
  • Perda de memória e falta de concentração;
  • Apatia e desânimo (pensamentos negativos);
  • Sentimento de solidão e isolamento social;
  • Perturbações do sono;
  • Suores e tremores;
  • Diarreia ou obstipação (prisão de ventre);
  • Dor na barriga (estômago);
  • Dor de cabeça;
  • Dor no peito e frequência cardíaca mais acelerada;
  • Redução do desejo sexual;
  • Alterações no apetite (comer muito ou falta de apetite);
  • Tiques nervosos;
  • Aumento do consumo de café, álcool, tabaco ou drogas para tentar relaxar.

 

Quais são as causas de stress?

Embora a origem do stress varie de cada pessoa, as suas causas (e consequências) estão fortemente relacionadas com os estilos de vida.

 

A Fit2Eat deixa-lhe algumas sugestões para tentar lidar com o stress:

1. Alimente-se saudavelmente

  • Ajuda a controlar o peso e reduz o risco de doenças como diabetes e DCV.
  • Aumenta o nível de hormonas que o fazem sentir melhor.

2. Seja fisicamente ativo

  • Aumenta o nível de hormonas que ajudam a aliviar o stress e diminuir o risco de DCV.
  • Aumenta os níveis de energia e estamina.
  • Ajuda a manter um peso saudável.

3. Deixe de fumar

  • Ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco em metade.

4. Beba menos álcool

  • O álcool pode fazê-lo sentir deprimido e ter efeitos negativos na saúde em geral.

 

A Fit2Eat pode ajudá-lo a melhorar o seu estilo de vida. Contacte-nos hoje.

 

 

 

Referências 

  • British Heart Foundation (2013). Coping with stress. BHF - Resource code: G187. Versão digital - Disponível em [https://www.bhf.org.uk/publications/stress/coping-with-stress]
  • British Heart Foundation. Stress. Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [https://www.bhf.org.uk/heart-health/preventing-heart-disease/stress]
  • Fundação Portuguesa de Cardiologia. Stress. Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [http://www.fpcardiologia.pt/saude-do-coracao/factores-de-risco/stress/]
  • Gonçalves, S.P.  (2013). Stress e Bem-Estar. Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho. Versão digital - Disponível em [http://www.spmtrabalho.com/downloads/ca07.pdf]
  • National Health Service (2014). Struggling with stress? NHS Choices. Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [http://www.nhs.uk/Conditions/stress-anxiety-depression/Pages/understanding-stress.aspx]
  • MIND. How to manage stress. Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [http://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/stress/#.WGzlIFWLTIU]
  • PEN Nutrition – The Global Resource for Nutrition Practice. Healthy Lifestyle - Does stress affect eating behaviour and appetite among adult men and women? Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [http://www.pennutrition.com/KnowledgePathway.aspx?kpid=3127&pqcatid=146&pqid=8123]
  • Stress Management Society. Dealing with stress. Acedido online a 04 de janeiro 2017 - Disponível em [http://www.stress.org.uk/]

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