É pai/mãe e não consegue que o seu filho/a coma os hortícolas que coloca no prato ou a peça de fruta à sobremesa?
Muitos encarregados de educação referem ter dificuldade em fazer com que o seu educando ganhe ou perca certos hábitos alimentares.
O primeiro passo é agir como modelo e dar o exemplo.
Quando isto não resulta por si só, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas. Uma delas é o Sistema de recompensas.
A utilização de recompensas ajuda as crianças a desenvolverem bons hábitos alimentares e a experimentarem novos alimentos.
Este sistema não é novo, no entanto é importante diferenciar os tipos de recompensas existentes e perceber como aplicá-las.
Existem dois tipos principais de recompensas:
- Informais - sociais/simbólicas, por exemplo: elogio, atenção
- Formais - materiais, por exemplo: autocolantes, dinheiro de bolso, brinquedo
Dicas
- Utilize recompensas informais em primeiro lugar, e recompensas formais apenas para comportamentos mais difíceis de alterar;
- A recompensa deve ser proporcional ao esforço da criança - para comportamentos que exijam maior esforço/frequência deverão ser utlizadas recompensas maiores/melhores (na perspectiva da criança);
- Não utilize alimentos (saudáveis ou menos saudáveis) como recompensa pois não se pretende associar a alimentação a determinados comportamentos ou emoções - o conforto emocional e físico deve ser encontrado através de elogios, atenção por parte dos pais e pessoas importantes, e não através de comida.
Sugestão de atividade para fazer em casa
- Defina que comportamentos quer ver alterados;
- Crie uma tabela de comportamentos com um sistema de semáforo (verde, amarelo e vermelho);
- Considere que recompensas resultariam para influenciar o comportamento do seu filho/a;
- Considere que recompensas estaria disposto/a a dar ao seu filho/a;
- Sente-se com o/a seu filho/a e defina que recompensas ele/a o motivariam a alterar comportamentos;
- Defina que que recompensas ele/a poderá usufruir como resultado de um bom comportamento;
- Respeite o acordado.